O PAIS DOS RUIDOS SURDOS

 

LYON França – Deus fez o mundo e mandou os homens fazerem as cidades. E ninguém as fez tão belas quanto o império romano: Roma, Paris, Constantinopla, Amsterdam, Avignon, Carcassonne, Rotenburgo, Jerusalém, Barcelona, tantas, e esta maravilhosa Lyon de 2 mil anos.

Cedo os homens aprenderam que as cidades nascem à beira dos rios. A Mesopotamia é filha do Tigre e do Eufrates. A China do Inessei. O Egito do Nilo. Roma do Tibre. A Índia do Ganges. Paris do Sena. Londres do Tamisa. A Alemanha do Rhône. A Austria do Danubio. Praga do Vltava. Florença do Arno. E o mundo inteiro do Amazonas.

Cícero, o senador romano, conta que no ano seguinte ao assassinato de Julio César, 43 a.C,  o tenente Munatius Plaucus recebeu ordem do Senado para instalar uma colônia romana na colina Lugdunum, na Gália, onde se juntavam os rios Rhône e Shaone (Lugdunum quer dizer “colina da luz”). Lá nasceram os imperadores Claudio e Caracala. E séculos depois Allan Kardec o cientista criador do espiritismo.

FRANÇA

Na esquina do hotel Boscolo (Grand Hotel de Lyon), aqui ao lado da Praça da República, está a placa com o nome da rua:

– “Rue Jacques Stella” (Pintor frances do século passado).

E na placa: “La rue des Bruits Sourds” (a “rua dos ruidos surdos”).

A França hoje é o pais dos ruidos surdos. A imprensa disfarça, os

políticos desconversam mas vivem todos o medo da loucura do terrorismo islâmico. Ninguém sabe de nada e é melhor assim. E de repente vem a irresponsável da Dilma e fica solidária com os terroristas.

O Brasil não merecia essa. Sempre tivemos uma política externa respeitada no mundo inteiro, mesmo quando divergiamos de nações poderosas. Ninguém nunca acusou o país de ser um estroina, um destrambelhado, um maluco beleza.

O discurso da Dilma na ONU, apoiando escancaradamente os assassinos do Califado Islâmico, nos constrange e nos envergonha. O Brasil atravessou a primeira Guerra mundial, a segunda Guerra mundial, a Guerra Fria, a Queda do Muro de Berlim, tendo que enfrentar situações difíceis.  Mas o país nunca rebolou diante do mundo protegendo terroristas e enlameando o altivo passado do Itamaraty.

Quanto tempo vamos ter que amargar a vergonha da Dilma?

 

ELEIÇÕES

Cidade da cultura, da política e de estudantes, Paris não iria ficar fora do debate  das eleições presidenciais no Brasil. Nos cafés, bares, restaurantes, sempre que brasileiros se encontram estão discutindo o 5 de outubro de Dilma, Marina e Aécio. E cada vez mais calorosamente.

No dia 27, em espaço cultural público, algumas dezenas de brasileiros (e muitos portugueses) estavam lá tentando advinhar o que o Brasil vai decidir no primeiro e no segundo turno. Ninguém se convenceu de nada. Cada um saiu pensando exatamente o que pensava quando chegou. Democracia é assim mesmo. Vota-se mais contra do que a favor.

Quem tem domicílio no exterior pode votar, mas no Consulado. Turista para não pagar multa justifica o voto. De fora eleitor não decide eleição. Quanto mais se aproxima o voto, mais a internet trabalha. Todo mundo quer saber como estão as campanhas. E haja telefone.

Especulações nascem de toda parte: 3 candidatos a governador com nome de Paulo estão ganhando já no primeiro turno: Paulo Souto da Bahia, Paulo Câmara de Pernambuco e Paulo Hartung do Espírito Santo.

RECESSÃO

Com tantos europeus e interesses no Brasil, a Europa está de olho em nós. A maior revista, “L’ Express”, deu 5 páginas para “O Escândalo Negro da Petrobrás”, acusando Dilma de ser a principal culpada.

O jornal espanhol “El Pais”, o maior da Comunidade Européia, lamenta que “o Brasil está em recessão: crescimento zero.” “As famílias chegaram ao limite de seu endividamento. O maior mercado sulamericano está freado devido à parada de suas exportações e à fadiga do consumo interno. A economia brasileira está presa: (“se atasca”).”

MENSALÃO – 2

Duas perguntas, de um jornalista e de um estudante, na rua:

– Quando vai começar a CPI do Mensalão do Boi no Brasil?

Com a palavra os Lulas. O Lulão e o Lulinha do Tocantins.

 

CEARÁ

Ciro Gomes era o coronelão do novo Ceará. Não é mais. As pesquisas dizem que para governador vai ganhar Eunicio Oliveira, do PMDB. E para senador Tasso Jereissati do DEM.

LULA

O PT esta levando uma surra em São Paulo, no Rio, no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Espirito Santo, na Bahia, em Pernambuco, no Ceará, no norte e nordeste quase todo. Só salvam Minas.

Lula vai acabar mudando-se para a Bolívia.

www.sebastiaonery.com